quinta-feira, abril 06, 2006

Elas não merecem?

A revista TPM de março trata do assunto “Que poder temos? Que poder queremos ter?”. Na principal entrevista da edição, a apresentadora Angélica diz acreditar que o maior poder da mulher é ser mãe, é ter a responsabilidade de alimentar outro ser humano.

Enquanto a rica estrela de TV amamenta sua cria, milhares de brasileiras, a maioria pobre, perdem seus úteros, algumas delas sem ter tido a chance de exercer o poder da maternidade. É o que conta reportagem da Folha de S.Paulo.

Segundo pesquisa do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), “quanto menor a renda familiar e o grau de escolaridade da mulher maior é a chance de ela passar por uma cirurgia de retirada de útero.”

Outras tantas passam por cirurgias de ligação de trompas antes dos trinta anos depois de terem dois ou três filhos, simplesmente porque não têm acesso a outros métodos anticoncepcionais. "Mas isso não importa", certo? "Pobre não devia poder ter filhos", não é mesmo? Eu juro que já ouvi isso.

O texto da campanha Mulheres, salvem seus úteros!, idealizada pelo ginecologista e obstetra Cláudio Basbaum, criador da entidade Pró-Matrix, voltada à conscientização da mulher, vale a leitura.