segunda-feira, março 27, 2006

Tricô na TV

“Mulher é proibida de falar em público. O discurso é dos homens”, disse a filósofa Márcia Tiburi, uma das apresentadoras do programa Saia Justa, da GNT, em matéria do Jornal da Tarde.

Confesso que vi este programa só uma vez e achei meio chato.A única cena divertida de que me lembro foi protagonizada pela Rita Lee, que levantou o dedo médio e mandou uma telespectadora para aquele lugar porque esta tinha ficado horrorizada com alguma atitude dela. Foi hilário.

Há pouco tempo li que um dos integrantes do Casseta & Planeta tinha dito achar desnecessário um programa de TV em que mulheres ficam “tricotando” no ar só para provar que são seres pensantes. No primeiro momento, concordei. Ninguém agüenta assistir a um grupo de pessoas divagar sobre o nada.

Mas depois de ler o que disse Márcia Tiburi, voltei atrás. Já que o Saia Justa funciona como um espaço na TV para as mulheres defenderem suas idéias sobre assuntos variados, sejam elas quais forem, como acontece neste blog, eu passo para o lado do programa, mesmo que não seja do meu interesse.

Afinal, se homens podem se reunir em mesas-redondas na TV para debater sobre todos os lances de todos os jogos de futebol do fim de semana e comentam estas partidas como se isso fosse assunto de primeira ordem mundial, porque mulheres não podem se reunir para falar sobre as dificuldades do dia-a-dia? Vou até tentar assistir mais uma vez.